segunda-feira, 24 de julho de 2017

Curso: Criando um Portfólio

Cara(o) Prô, você já fez o seu portfólio ou projeto pedagógico?

Eles ajudam a ampliar, aprofundar e sistematizar o conhecimento. Um portfólio bem feito conta pontos na sua carreira e transforma o seu trabalho num lindo registro que pode ser compartilhado. 
Abaixo o registro da realização do portfólio do processo de alfabetização de Tetê Brandolim pela educadora e facilitadora Jany Dilourdes que facilita a oficina.
Portfólio da Tetê Brandolim.

Curso: Oficina de Portfólio e Projetos Pedagógicos

Nossa Oficina de Portfólio e Projetos Pedagógicos! A próxima será sobre Literatura Infantil e o Combate ao Preconceito e ao Racismo.
Os alunos observaram os materiais, interagiram e perguntaram.

Participação e criação de Portfólio.

Cursos: Oficinas E agora, Prô?

"Escrever só se aprende escrevendo, não é?"

Aconteceu a primeira oficina sobre a produção e edição de textos para professores e educadores alfabetizadores.
Uma criança ou adulto mesmo que não saiba escrever é capaz de produzir textos.
Como usar esse recurso e trabalhar o tema em sala de aula?
A oficina propõe analisar a produção e revisão de textos coletivos até sua fase de publicação.
Não deixe de participar das nossas oficinas.

Para mais informações de datas e locais acesse: https://www.facebook.com/eagorapro

Curso: Formatura da Primeira Turma

Esta foi a formatura da primeira turma, agora estamos na segunda edição do CURSO para professores Alfabetizadores. Venha fazer parte!



Professora Jany Nascimento.

Vídeo: Avaliação do curso pela Primeira Turma


Avaliação de algumas das nossas queridas participantes do curso "E Agora, Prô?" . Com a participação de Uli Zens nas entrevistas.

domingo, 23 de julho de 2017

Vídeo: Primeiro dia do Curso


No primeiro dia do curso um assunto interessante e abordagem sobre dar a mão para a Prô e receber elogio na sala de aula.

Professora Jany Dilourdes no curso "E agora, Prô?"

Vídeo: Conheça a primeira turma do Curso E Agora, Prô?

Ótimo encontro sobre o processo de alfabetização pelo método construtivista baseado nas teorias do conhecimento de Paulo Freire e Emilia Ferreiro.

O ciclo de palestras foi no dia 19 de abril.

sábado, 22 de julho de 2017

Palestra: Para Pais e Educadores
















Palestra para pais, educadores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e demais interessados, com a professora Jany Dilourdes.

"Como funciona o processo de aquisição da escrita que não usa ferramentas tradicionais como as cartilhas?"

Compreender o processo de aquisição da escrita não é so importante para pedagogos. Isso pode ajudar pais ou responsável por uma criança na fase de alfabetização. Conhecer a forma como as crianças pensam e as ideias que formulam, facilita o entendimento do se passa com elas e formas de interação.

Já educadores da Educação Infantil e Ensino Fundamental poderão participar de um diálogo sobre da importância do seu papel no processo de aproximar as crianças da escrita convencional. E trocar experiências com quem já coloca a teoria em prática na sala de aula e em treinamento para professores.

sexta-feira, 21 de julho de 2017

Reportagem: Revista Nova Escola

Olha só gente a Revista Nova Escola colocou o nosso curso na agenda do site.

http://rede.novaescolaclube.org.br/evento/e-agora-pro-curso-para-professores-alfabetizadores-iniciantes


"E agora, Prô?” - Curso para professores alfabetizadores iniciantes



A proposta é compartilhar boas práticas alfabetizadoras e auxiliar, de forma dinâmica, os professores recém-formados a transpor o conhecimento teórico da psicogênese da língua escrita para prática da sala de aula.

Serão três aulas/módulos semanais e um evento web pós curso para troca de experiências. As temáticas abordadas são seguintes:

1. Temas/conceitos
  •  Leitura, Escrita e Processos de Aprendizagem na Alfabetização
  • Diferentes concepções de alfabetização.
  • Analfabetismo funcional.
  • Importância da alfabetização e do sucesso escolar na vida das pessoas.
  • Estratégias de leitura.
  • Evolução das hipóteses sobre a escrita alfabética.
  • Transposição da teoria do conhecimento para atividades práticas de alfabetização.

2. Conhecimento Didático
  • Critérios de seleção, organização e sequenciação dos conteúdos de alfabetização
  • Uso do conhecimento prévio do aluno em favor da alfabetização. (diagnósticos)
  • Papel das interações produtivas entre os alunos na aprendizagem inicial da leitura e da escrita.
  • Critérios de agrupamento de alunos para o trabalho didático de alfabetização.
  • Possibilidades de intervenção pedagógica em situações de ensino e aprendizagem inicial de leitura e escrita.
  • Modelo metodológico de resolução de problemas na alfabetização.
  • Orientações didáticas para a alfabetização.
  • Formas de organização dos conteúdos escolares para otimizar o uso do tempo e atender aos objetivos de ensino e aprendizagem: atividades permanentes, atividades sequenciadas, atividades independentes e projetos.
  • Gêneros textuais adequados ao trabalho pedagógico no período de alfabetização.
  • Materiais didáticos úteis para o ensino e a aprendizagem inicial de leitura e escrita.
  • Propostas de gestão da sala de aula, especialmente quando há níveis heterogêneos de conhecimento em relação ao sistema de escrita.     
3. Competências profissionais

Espera-se que professores que alfabetizam crianças, jovens e adultos , por meio da ação-reflexão-ação progressivamente possam: 
  1. encarar os alunos como pessoas que precisam ter sucesso em suas aprendizagens para se desenvolver pessoalmente e para ter uma imagem positiva de si mesmos;
  2. desenvolver um trabalho de alfabetização adequado às necessidades de aprendizagem dos alunos, acreditando que todos são capazes de aprender;
  3. reconhecer-se como modelo de referência para os alunos: como leitor, como usuário da escrita e como parceiro durante as atividades;
  4. observar o desempenho dos alunos durante as atividades para fazer intervenções pedagógicas adequadas;
  5. planejar atividades de alfabetização desafiadoras, considerando o nível de conhecimento real dos alunos;
  6. formar agrupamentos produtivos de alunos;
  7. selecionar diferentes tipos de texto, que sejam apropriados para o trabalho;
  8. utilizar instrumentos de registro do desempenho e da evolução dos alunos, de planejamento e de documentação do trabalho pedagógico.
Sobre a facilitadora:


Jany Dilourdes Nascimento Mestra pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2009), graduada em Pedagogia pela mesma instituição. Atuou como coordenadora estadual do Programa TOPA/BA (Todos pela Alfabetização) na área da Educação de Jovens e Adultos como assessora do Instituto Paulo Freire. Atuou como professora do curso de Pedagogia da Faculdade de Vargem Grande Paulista (UNIESP). Também trabalhou como coordenadora pedagógica do NEA-USP (Núcleo de Educação de Jovens e Adultos e Formação Permanente de Professores da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, exerceu o mesmo cargo no Alfasol (Programa Alfabetização Solidária), assumiu a tutoria no Pec (Programa de Educação Continuada) em nível superior para professores da rede Estadual de Educação), prestando vários outros serviços de assessoria a municípios por intermédio da Fundação de apoio a Faculdade de Educação (FAFE/USP).

Reportagem: Conheça o Curso “E agora, Prô?”

Educadora cria curso para professores iniciantes

Jany Dilourdes Nascimento não esquece o primeiro dia em que entrou numa sala de aula como professora, em 1994: “Deu um friozinho na barriga ao entrar e ver aquelas 30, 35 crianças olhando para mim. Mesmo que você tenha feito estágio, se preparado bem, a cabeça está cheia de dúvidas e expectativas. Agora é você e eles. E o melhor é que seja com eles”, conta.

E foi pensando nessa experiência, nas dificuldades que encontrou em busca de uma relação equilibrada entre aluno e professor que ela idealizou o curso E agora, Prô?, voltado para professores (alfabetizadores) iniciantes. Sua ideia é capacitar quem está começando a lecionar, mas também atender quem já dá aulas e quer se reciclar. “Como trabalho há um bom tempo com essa área, muitos colegas e alunos sempre me pedem para ajudá-los, principalmente neste momento em que temos que lidar com crianças expostas a muita informação antes de serem alfabetizadas”, explica Jany.

E agora, Prô? é composto por três aulas, sempre aos sábados, na sede da Planetária Casa de Comunicação, em São Paulo. O programa é dividido em Temas e Conceitos, Conhecimento Didático e Competências Profissionais (veja o programa e informações detalhadas sobre o curso neste link). A primeira turma começou no dia 5/3. Mas, quem ainda tiver interesse em integrá-la ou já se inscrever para as próximas turmas deve entrar em contato com Maria Zulmira de Souza (Zuzu), sua diretora.

Este é o primeiro curso organizado pela Planetária Casa de Comunicação para professores iniciantes e já há outros em seu planejamento. “Percebemos que tanto professores iniciantes como professores já experientes sentem falta de um espaço de reciclagem e troca de informações”, explica Zuzu. “Além dos iniciantes, muitos profissionais que estão em salas de aula hoje são especialistas nas suas áreas, mas nem sempre dominam as melhores técnicas para compartilhar seu conhecimento. E este é um espaço para essa troca”.

Alfabetizar é uma paixão, não importa a idade do aluno



e-agora-pro-educadora-cria-curso-para-professores-iniciantesA educadora paulistana é mestre em educação pela USP (Universidade de São Paulo) e tem grande experiência na formação de professores alfabetizadores, tanto para crianças como para jovens e adultos. Foi coordenadora pedagógica do programa TOPA – Todos pela Alfabetização, na Bahia, pelo Instituto Paulo Freire e também do NEA – Núcleo de Educação de Jovens e Adultos e Formação Permanente de Professores da Faculdade de Educação da USP.

Alfabetizar é uma profunda paixão para Jany, não importa a idade. Ela circula bem entre crianças, jovens, adultos e também entre idosos como Tetê Brandolim, que ajudou a realizar o sonho de ler e escrever aos 82 anos. Com esse trabalho tão amoroso, Tetê viu o mundo se ampliar e se tornou artista plástica. Hoje, vende suas colagens em várias cidades pelo Brasil. Três de suas obras moram em Boston, na casa do brasileiro Antonio Gomes. Mas esta é outra história, que vou contar em breve, aqui, no Conexão Planeta.

Foto: Geralt/Pixabay
Mônica Nunes
Jornalista com experiência em revistas e internet, escreveu sobre moda, luxo,saúde, educação financeira e sustentabilidade. Trabalhou durante 14 anos na Editora Abril. Foi editora na Claudia e Boa Forma, no site feminino Paralela, e colaborou com Você S.A. e Capricho. Por oito anos, dirigiu o premiado site Planeta Sustentável, considerado o maior portal no tema pela UNF. Integra a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade.

Matéria Publicada no Site Conexão Planeta.
Link: http://conexaoplaneta.com.br/blog/e-agora-pro-educadora-cria-curso-para-professores-iniciantes/