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"E agora, Prô?” - Curso para professores alfabetizadores iniciantes
A proposta é compartilhar boas práticas alfabetizadoras e auxiliar, de forma dinâmica, os professores recém-formados a transpor o conhecimento teórico da psicogênese da língua escrita para prática da sala de aula.
Serão três aulas/módulos semanais e um evento web pós curso para troca de experiências. As temáticas abordadas são seguintes:
1. Temas/conceitos
- Leitura, Escrita e Processos de Aprendizagem na Alfabetização
- Diferentes concepções de alfabetização.
- Analfabetismo funcional.
- Importância da alfabetização e do sucesso escolar na vida das pessoas.
- Estratégias de leitura.
- Evolução das hipóteses sobre a escrita alfabética.
- Transposição da teoria do conhecimento para atividades práticas de alfabetização.
2. Conhecimento Didático
- Critérios de seleção, organização e sequenciação dos conteúdos de alfabetização
- Uso do conhecimento prévio do aluno em favor da alfabetização. (diagnósticos)
- Papel das interações produtivas entre os alunos na aprendizagem inicial da leitura e da escrita.
- Critérios de agrupamento de alunos para o trabalho didático de alfabetização.
- Possibilidades de intervenção pedagógica em situações de ensino e aprendizagem inicial de leitura e escrita.
- Modelo metodológico de resolução de problemas na alfabetização.
- Orientações didáticas para a alfabetização.
- Formas de organização dos conteúdos escolares para otimizar o uso do tempo e atender aos objetivos de ensino e aprendizagem: atividades permanentes, atividades sequenciadas, atividades independentes e projetos.
- Gêneros textuais adequados ao trabalho pedagógico no período de alfabetização.
- Materiais didáticos úteis para o ensino e a aprendizagem inicial de leitura e escrita.
- Propostas de gestão da sala de aula, especialmente quando há níveis heterogêneos de conhecimento em relação ao sistema de escrita.
Espera-se que professores que alfabetizam crianças, jovens e adultos , por meio da ação-reflexão-ação progressivamente possam:
- encarar os alunos como pessoas que precisam ter sucesso em suas aprendizagens para se desenvolver pessoalmente e para ter uma imagem positiva de si mesmos;
- desenvolver um trabalho de alfabetização adequado às necessidades de aprendizagem dos alunos, acreditando que todos são capazes de aprender;
- reconhecer-se como modelo de referência para os alunos: como leitor, como usuário da escrita e como parceiro durante as atividades;
- observar o desempenho dos alunos durante as atividades para fazer intervenções pedagógicas adequadas;
- planejar atividades de alfabetização desafiadoras, considerando o nível de conhecimento real dos alunos;
- formar agrupamentos produtivos de alunos;
- selecionar diferentes tipos de texto, que sejam apropriados para o trabalho;
- utilizar instrumentos de registro do desempenho e da evolução dos alunos, de planejamento e de documentação do trabalho pedagógico.
Sobre a facilitadora:
Jany Dilourdes Nascimento Mestra pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2009), graduada em Pedagogia pela mesma instituição. Atuou como coordenadora estadual do Programa TOPA/BA (Todos pela Alfabetização) na área da Educação de Jovens e Adultos como assessora do Instituto Paulo Freire. Atuou como professora do curso de Pedagogia da Faculdade de Vargem Grande Paulista (UNIESP). Também trabalhou como coordenadora pedagógica do NEA-USP (Núcleo de Educação de Jovens e Adultos e Formação Permanente de Professores da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, exerceu o mesmo cargo no Alfasol (Programa Alfabetização Solidária), assumiu a tutoria no Pec (Programa de Educação Continuada) em nível superior para professores da rede Estadual de Educação), prestando vários outros serviços de assessoria a municípios por intermédio da Fundação de apoio a Faculdade de Educação (FAFE/USP).
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