terça-feira, 12 de setembro de 2017

Exposição Somos Brasil

Uma história revelada num clique. Quem vê a foto de Tetê por Marcus Lyon (Somos Brasil a ser lançado quinta-feira 09/03) pode imaginar sua trajetória de 86 anos, seus sonhos acalentados, suas mãos de quem lidou na roça, sua fé inabalável na vida. Ela nunca imaginou que iria se alfabetizar aos 82 e que se transformaria numa artista incrível e fonte de inspiração para muito gente.

Segue abaixo um poema falado por ela, transcrito pela professora Jany Dilourdes inspirado no poema de mesmo nome da maravilhosa Cora Coralina. 
Nossa homenagens a todas as Tetês que ainda não se descobriram por esse mundo afora.



















ESTAS MÃOS
Therezinha Brandolim

Estas mãos
Faziam de um tudo!
Desde os 8 anos
ia com a enxadinha
carpindo atrás do meu pai
Ia com meu avô levar a comida do meu pai
meu avô ia na frente e eu ia atrás
As vezes levava um tropeção
e o caldeirãozinho
ia parar no chão

Estas mãos fizeram muitas coisas!
Ajudou a plantar arroz, feijão, milho,
algodão...
A escola era um passeio
quando chegava a colheita, lá ia
eu trabalhar

Depois casei e vieram os filhos: um,
depois o outro e mais um...
Uma grande alegria!
Mudamos para o Paraná
Sempre trabalhando

Os meninos iam para escola a pé
Para as meninas foi mais fácil
Em São Paulo, as escolas eram mais perto
Casou o filho mais velho
O filho mais novo

Perdi meu companheiro!
E estas mãos continuaram trabalhando

Depois de muita luta
Chegou a aposentadoria
Finalmente a vida ficou mais tranquila
E agora estas mãos fazem pão
e pinta quadros

Mas, meu coração estava sempre
na leitura e na escritura
Hoje estas mãos abençoadas
já estão escrevendo
Eu estou lendo!
Eu não queria morrer sem saber ler,
era meu sonho!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário e Sugestões para nossas futuras postagens.
É de grande importância para nós.