quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

COMO O ACESSO A CULTURA ESCRITA PODE DIMINUIR A DESIGUALDADE ESCOLAR

CEIs Vila Feliz e Jardim dos SonhosComo crianças podem formar ideias sobre o processo de aquisição da Leitura e da Escrita se não tiverem acesso a livros, revistas, gibis - ao mundo letrado?

Como diminuir a diferença de desempenho entre crianças que tem acesso a estes portadores em casa e outras que não tem? 

Emília Ferreiro começou seus estudos por meio desta indagação. O que explicaria melhor desempenho de crianças mais favorecidas economicamente? 

Ela verificou que a diferença estava nas oportunidades ligadas ao contato com o mundo letrado.
Faz toda diferença ler em voz alta para uma criança pequena.
Muitos adultos não leem em voz alta para seus filhos por terem dificuldade para ler.
Faz toda diferença participar de um ambiente no qual tenha livros que ela possa escolher e manusear.
Tem crianças que não tem livros em casa.
Faz toda diferença ler antes de saber ler convencionalmente.
Assim a Educação Infantil exerce um papel importantíssimo na diminuição da desigualdade de oportunidades de ingresso no mundo letrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário e Sugestões para nossas futuras postagens.
É de grande importância para nós.