sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Reflexão: CONHECIMENTO QUE EMPODERA TODOS QUE AMAM AS CRIANÇAS

Ao observarem as imagens abaixo, vocês conseguem entender o que está acontecendo? Conseguem perceber alguma inteligência nas escritas apresentadas? Sabem como funciona o processo de aquisição da língua escrita, quais são suas etapas ou qual a razão de chamarmos "construção do conhecimento"? Durante muitos anos na História da Educação, por falta de entendimento do que acontecia, essas escritas foram ignoradas ou condenadas como absurdos.

Vocês irão se surpreender ao descobrir como as crianças aprendem a ler e escrever, as ideias que elaboram até chegarem a escrita convencional. Se vocês não são pedagogos, não se preocupem, não tem obrigação de saber estas respostas, mas conhecer o processo pelo qual todas as crianças que falam Português ou Espanhol, constroem conhecimento sobre como se escreve, certamente é capaz de empoderar e sensibilizar todos aqueles amam as crianças e convivem com elas enquanto passam pelo por este processo.

As pesquisas de Emília Ferreiro na obra Psicogênese da Língua Escrita incluiu crianças de 4, 5 e 6 anos, entre outras idades. Este estudo revolucionou tudo o que se sabia anteriormente sobre a aquisição da escrita, assim defendo que todos aqueles que amam as crianças e convivem com elas devem entender como funciona a 'cabeça/pensamento' delas, quais hipóteses elaboram para que possam libertar-se de cobranças desnecessárias, imposições inadequadas, possíveis traumas, ao contrário, consigam viver com elas este processo com leveza e a tranquilidade de quem entende o que se passa.

Além da compreensão do processo de aprendizagem das crianças os seus responsáveis também se empoderam de como a instituição que escolheram para suas amadas crianças respeitam este processo e trabalham com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário e Sugestões para nossas futuras postagens.
É de grande importância para nós.